CRESCER E DESPERTAR
O desenvolvimento humano se dá por camadas: do mais "baixo" ao mais "alto", do mais simples ao mais complexo, transcendendo e incluindo suas camadas predecessoras...
O despertar espiritual se dá quando vamos além da mente racional e atingimos a mente intuitiva ou transcendental. Ela é trans-racional e não deve ser confundida com pré-racional...
Estes dois ensinamentos básicos da Teoria Integral estão alicerçados em duas ideias: uma (pós)-moderna, na psicologia do desenvolvimento e outra pré-moderna, nas tradições de sabedoria, como cristianismo, budismo ou hinduísmo.
A Teoria Integral como o próprio nome diz visa sempre integrar as áreas de conhecimento: neurociência, psicologia, filosofia, espiritualidade e tantas outras.
E o que ela traz de novidade é justamente essa integração.
Por exemplo, não há qualquer tradição espiritual no planeta que integre o desenvolvimento humano da psicologia.
Há, porém na psicologia a escola transpessoal que faz de alguma forma essa integração. Ken Wilber foi um dos fundadores dessa escola, se desligando posteriormente para formar seu próprio campo de estudos denominado Integral.
O Espaço Telos faz essa integração aos moldes da Teoria Integral, tanto na teoria, quanto na prática. Estudamos e praticamos tanto o desenvolvimento humano da psicologia, quanto o despertar espiritual das tradições religiosas.
Aulas, palestras e as mais variadas técnicas terapêuticas, psicológicas e espirituais estão integradas servindo de caminho para uma evolução mais completa e abrangente do ser humano.
***
Entretanto, esta breve reflexão reúne apenas dois elementos da Teoria Integral (teoria que também é uma prática), os Estágios (do desenvolvimento humano) e os Estados (do despertar espiritual), ainda faltam os quatro Quadrantes ou quatro dimensões do kosmos, as Linhas ou correntes de desenvolvimento e os Tipos de personalidade. Chegamos então aos cinco componentes da Teoria Integral. Mas estes são assuntos para os próximos textos.